Billabong Pro Tahiti 2012

(Por Verch)


O líder do ranking, Mick Fanning, venceu o Billabong Pro Tahiti e abriu mais de 3.000 pontos de vantagem na corrida pelo título mundial na etapa que fechou a primeira metade do ASP World Tour 2012.

A sua segunda vitória na temporada foi conquistada com a nota 9,5 do último tubo que surfou nas ondas clássicas de 4-6 pés da segunda-feira em Teahupoo. Com ela, virou para 18,87 a 18,37 pontos o resultado da decisão australiana toda liderada por Joel Parkinson, que continua em segundo na classificação geral após a quinta etapa no Tahiti.

Parko apresentou o melhor backhand nas esquerdas de Teahupoo e largou na frente com dois tubaços no início da decisão do título. O primeiro valeu nota 9,5 e o outro 8,87, mas Fanning entrou na briga com o 9,37 que recebeu na terceira onda que pegou na bateria. 

A vitória veio nos minutos finais, repetindo a virada sobre o catarinense Ricardo dos Santos nas quartas de final, quando tirou o brasileiro com a terceira nota 10 do campeonato este ano. A primeira foi do francês Jeremy Flores e a segunda do paulista Gabriel Medina, ambas no domingo.

O bicampeão das triagens, Ricardo dos Santos, atropelou o veterano Taj Burrow na repescagem e quase barrou o bicampeão mundial, que foi salvo pelo tubo incrível que achou nos últimos segundos e valeu um merecido 10 dos juízes. Com a nota máxima, atingiu 19,03 pontos para superar os 18,64 de Ricardinho.

Depois também ganhou por pouco do vice-campeão em Teahupoo no ano passado, Owen Wright, a semifinal encerrada em 18,93 a 18,10 pontos. E a final contra Joel Parkinson a vitória foi por 18,87 a 18,37, meio pontinho que rendeu 45 mil dólares, pois o prêmio para o campeão era 75 mil dólares, enquanto para o vice é de 30 mil dólares. Joel Parkinson lamentou mais uma derrota em finais neste ano. A primeira foi para o havaiano John John Florence no Billabong Rio Pro, a etapa brasileira do WCT no Rio de Janeiro.


Resultado do Billabong Pro Tahiti 2012
1 Mick Fanning (Aus)
2 Joel Parkinson (Aus)
3 John John Florence (Haw)
3 Owen Wright (Aus)
5 Ricardo dos Santos (Bra)
5 Gabriel Medina (Bra)
5 Jeremy Flores (Fra)
5 CJ Hobgood (EUA)
17 Adriano de Souza (Bra)
17 Alejo Muniz (Bra)
17 Miguel Pupo (Bra)
17 Heitor Alves (Bra)
25 Willian Cardoso (Bra)
25 Jadson André (Bra)



0 comentários:

Postar um comentário