Circuito Mundial de Ondas Grandes

(Por Verch)


Carlos Burle venceu o Pico Alto Billabong 2012, a etapa válida pelo BWWT “Circuito Mundial de Ondas Grandes” aconteceu na terça-feira (14 de agosto) em Punta Hermosa, ao sul de Lima, Peru. A onda de Pico Alto é conhecida como uma das maiores das Américas com possibilidade de surf na remada.

O pico quebra distante da praia, há mais ou menos 1km da costa, por isso é sempre muito sensível. Mas o vento colaborou, e, mesmo balançando um pouco por conta do tipo e direção da ondulação, as ondas, quase sempre só direitas, estavam desafiadoramente interessantes, com 6 metros em média e séries que chegaram aos 8 metros.
Dois nomes dominaram a final. O norte americano Greg Long pegou um tubão, mas não conseguiu completar. Burle conseguiu belas rasgadas numa bomba e só ficou sabendo o resultado depois da bateria. 

Danilo Couto, Marcos Monteiro, Felipe Cesarano e Eric Ribieri foram outros brasileiros dentro do ranking que garante vaga nessas competições, mas não foram para a final. O “Pico” não é fácil. Alguns surfistas experientes em ondas grandes passaram por momentos tensos. O peruano Rafael Velarde, logo em sua primeira bateria, sofreu um corte no rosto e teve que abandonar a prova. Em seguida, o californiano Ken "Skindog" Collins tomou uma pranchada no nariz e teve um desvio de septo, mesmo assim competiu na série final de qualificação.

RESULTADOS do Billabong Pico Alto 2012
1. Carlos Burle (BRA)
2. Greg Long (EUA)
3. Ken “Skindog” Collins (EUA)
4. José Gómez (PERU)
5. Ramón Navarro (CHI)
6. Jeffrey Rowley (AUS)




0 comentários:

Postar um comentário