Surf Favela

Por Verch

Segue a saga do surf no RS, vamos para o 4º capítulo dessa triste história, depois de duas vezes falando sobre as gerações de atletas que perdemos nos últimos anos e de falar da falta de incentivo no mercado do surf wear aqui dentro do estado, chegamos à saga final, resumo de tudo isso resultou no texto abaixo.
Rio Grande do Surf, que foi um dia um estado ativo nas competições, onde havia um circuito gaúcho ao longo do ano, onde tínhamos um circuito interassociações, AM e Pro, onde existia uma equipe com formação para representar um circuito brasileiro amador e universitário, na contra partida hoje nosso esporte se tornou “surf favela” esse é o paradoxo do nosso estado, não existem competições há mais de ano, as Associações seguem desorientadas e sem saber quem realmente comanda o órgão que esta acima deles, existe relatos de má administração, dividas, a própria sede da federação em uma desordem, com muitos documentos pelo chão, imagens de décadas perdida em meio ao mofo e a poeira, retrato do atual situação, só faltou ratos no meio disso tudo.

Quando esse panorama de pobreza de falta de investimento e de quitação das dividas junto ao Governo do Estado e a empresas públicas vai ser mudado?

Eis a pergunta que eu me faço e que todos aqueles que ainda buscam mudar esse cenário fazem diariamente, atualmente a FGS passou por mudança no seu quadro, tivemos a troca de presidência, porém nestes últimos dias surgiram indícios que vem nova mudança pela frente, para aqueles que apostavam as fichas na nova gestão, sinto informar que não houve tempo para mover uma palha, pois o antigo presidente retorna a casa com a promessa de mudar esse cenário, alguém ainda acredita que isso é possível, já há alguns anos a frente da situação mostrou o que podia e o que não podia ser feito, o momento seria de reflexão e de uma nova eleição, mudança geral nesse quadro, assim como se faz dentro de qualquer empresa ou até mesmo em um clube de futebol.

Cansamos de ser favelados, ter que disputar meia dúzia de etapas com uma infra medíocre e com premiações vergonhosas, não vem com esse papo que temos uma geração despontando, que muito foi feito, que mudamos e melhoramos muita coisa, onde estão as mudanças, porque elas pararam? Falta profissionalismo, falta transparência, falta muita coisa para que isso mude.

Existe dúvida, existem incertezas, quando uma movimentação intensa surge a fim de mudar a situação, sofre ameaças e logo é banalizada, a poeira tem que permanecer por baixo do tapete, isso seria o mais correto? Reflitam sobre o cenário atual e pensem que se os atletas aqui do estado fossem depender do surf estariam passando fome, não precisariam muitos estar se submetendo a trabalhar como pedreiro no litoral, fazendo bico para colocar comida na mesa, enquanto tem pessoas muito bem vivendo e explorando o esporte.

Surf favela a cruel realidade do surf dentro do RS, estado que tem famílias renomadas, nas quais praticaram e ainda praticam o surf, empresas que cansaram de queimar a sua identidade por apostar em algo mais administrado, resumo que a política, a ganância e a briga de egos afundam cada vez mais o surf gaúcho!
Deixo aqui todo o meu direito de liberdade de expressão, aqueles que ainda têm fé não se vendam, ao que se venderam coloquem o dedo na consciência, tá faltando honestidade, união e humildade, além de profissionalismo, caráter e capacidade de gerir.

SALVE O SURF FAVELA!



0 comentários:

Postar um comentário