Destino Canela

(Por Verch)


O Destino Canela é um projeto de 3 jovens gaúchos moradores da cidade de Canela na Serra Gaúcha, onde tem como objetivo principal dar a volta ao mundo em um veleiro, sempre atracando junto aos portos navais e ilhas do mundo todo, desbravando picos intocáveis, surfando altas ondas, desmistificando e aprendendo novas culturas, acompanhe a partir de agora um pouco dessa expedição.



''Onde estão as Patrícias?''


Essa foi à piada (terrível) largada logo quando chegamos às Ilhas Maurício. Bom, até agora, não as encontramos, mas já passamos mais de três semanas por aqui e já conhecemos bastante do lugar. No começo fomos logo para o norte, uma região chamada de Grand Baie. É a região mais turística da ilha e achamos que lá seria ''o'' lugar. Ledo engano, como agora é inverno e baixa estação, tudo estava morto. Curumim em julho deve ganhar em movimento, ou talvez aí eu já esteja forçando.


Ficamos uns dias e resolvemos ir para o sul. Como a capital a gente já havia conhecido na chegada, lugar bonito, mas não o que estávamos buscando, seguimos para a famosa praia de Tamarin. Essa praia ficou famosa no filme de surf dos anos 70 ''The Forgotten Island of Santosha'' e a onda é mundialmente conhecida. Ali encontramos o lugar. Para que vocês entendam como funciona aqui, o vento quase sempre vem de um lado, de leste, então o lado protegido, oeste, está sempre calmo. Por toda a costa, pode-se encontrar pequenas baías para ancorar o barco.


Aqui no sul, começamos a conhecer mais gente local. Pela diferença de cultura, nos últimos países que passamos: Maldivas, Sri Lanka, Malásia, Tailândia e Indonésia, a gente conhecia bastante gente local, mas acabava fazendo amizades mais fortes com os estrangeiros, os mochileiros que por lá se aventuravam. Aqui é diferente, estamos nos enturmando com gente que é daqui, mora aqui, e isso faz grande diferença.


A ilha tem uma mistura grande de gente e também dá para entender pela quantidade de donos que esta terra teve. Primeiro, foram os portugueses, depois vieram os holandeses, franceses, e por fim, os britânicos, até 1968, quando Ilhas Maurício se tornou independente. Para misturar com essa turma tem os negros, que vieram para trabalhar nas plantações de cana na época da escravidão, e indianos, que estão por tudo nessa parte do mundo.


Toda essa misturança gerou um problema, que língua falar? A língua oficial é o inglês, porém, a maioria fala ''meia boca''. Todos falam francês e entre eles falam creole. Demos uma pesquisada e o tal do creole é o que chamam de uma língua natural, que surge da mistura de vários idiomas e sem formação gramatical. O diferente é que outras versões do creole são faladas em outras partes do mundo.


Falando na escravidão, estamos do lado de um monte que tem uma história triste. Se chama ''Le morne'', o que acho que quer dizer ''o luto''. Tem esse nome porque antes da abolição ser declarada, escravos fugiram e se esconderam na montanha. Quando finalmente a abolição veio, pessoas foram lá avisá-los e eles, pensando que estavam sendo perseguidos, tentaram descer pelo outro lado e acabaram morrendo todos, nunca sabendo que já eram livres.


Mas para não contar só história triste, outro dia, pela segunda vez na viagem, vimos como existe gente boa nesse mundo. Estávamos pedindo carona para irmos a um bar assistir um jogo da Eurocopa e nada de carro parar, quando parou, e era um táxi. A gente, como sempre na ''peladeira'' disse: “Desculpe, meu senhor, a gente não viu que era um táxi”. E ele respondeu:
“Não tem problema, entra aí que dou uma carona para vocês”. A outra vez que isso aconteceu foi nas Ilhas Galápagos. Agora estamos nos preparativos finais para irmos para a Ilha Reunião. 


Como a bomba que arrumamos nas Maldivas estragou, encomendamos uma nova e chegou ontem. A vela genoa está sendo costurada mais uma vez, o leme de vento está sendo reformado mais uma vez também, e o bote a cada dois dias fura. Mas nada que baixe a moral da tripulação. Vamos que vamos, que o Destino é Canela, e lá a gente vai chegar. Para virar um Tripulante Virtuale nos ajudar nessa jornada, acesse o site www.destinocanela.com.br .


Apoio: Tricoast Surfboards

0 comentários:

Postar um comentário