US Open Of Surfing 2012

(Por Verch)


O australiano Julian Wilson é o responsável por estragar a festa dos brasileiros no ASP Prime dos Estados Unidos. 

Ele impediu uma decisão verde-amarela na última onda que surfou na semifinal contra Gabriel Medina, depois ganhou a bateria final contra Miguel Pupo, que tinha barrado o defensor do título do US Open of Surfing, Kelly Slater, no domingo de praia lotada e ondas de 2-3 pés com séries demoradas no píer de Huntington Beach, na Califórnia.

Na bateria final, diferente das outras que competiu no domingo, Julian Wilson já largou na frente em uma boa esquerda que abriu a parede para ele encaixar duas manobras fortes de backside que valeram nota 9,13. 

Miguel Pupo arriscava os aéreos, mas o australiano somou um 7,5 antes do brasileiro surfar a sua melhor onda, conseguindo um 8,93 com uma batida forte seguida por um aéreo rodando de frontside nas esquerdas de Huntington.

Ainda faltavam 7,71 pontos para reverter o resultado e Pupo seguiu tentando o aéreo em três ondas seguidas, sem conseguir completar a manobra que poderia valer a vitória. Então, só para confirmar o título, Julian Wilson repetiu a dose e achou uma boa onda no final da bateria para sacramentar a conquista com nota 8,40 em outra onda com duas manobras de backside, nota essa que foi considerada por muitos críticos fora dos padrões de julgamento.

O placar final ficou em 17,53 a 14,76 pontos e Miguel Pupo levou metade do prêmio do campeão, 20.000 dólares, marcando 5.200 pontos no ASP World Ranking. Depois do ASP Prime dos Estados Unidos, agora vem a “perna européia” com cinco etapas do ASP 6-Star nos meses de agosto e setembro na Inglaterra, França, Espanha, Portugal e Ilhas Canárias. 

Como o ASP Prime de Imbituba (SC) e o ASP 6-Star do Rio de Janeiro, que formavam a “perna brasileira” de fim de ano da ASP South America, foram cancelados, os eventos da Europa são os últimos importantes antes do encerramento da temporada nas provas do ASP Prime de Haleiwa e Sunset Beach na Tríplice Coroa Havaiana.

0 comentários:

Postar um comentário