Rip Curl Pro Portugal 2012

(Por Verch)


Inicia nesta quinta dia(10) a oitava das dez etapas do WT 2012, a tour europeia fecha nos canudos dos beachs breaks de Peniche, em Supertubos.

A primeira chamada prevista por volta das 3h (horário de Brasília) com janela para acontecer até o dia (21).

Com o seguinte panorama o WCT deste ano após a sétima etapa realizada na França, tem o  australiano Joel Parkinson, 31 anos, atual líder do ranking, após ultrapassar o seu compatriota, Mick Fanning, também 31 anos.
No entanto, este primeiro lugar pode mudar de dono até a última etapa do Tour em dezembro e quem vencer o evento de Portugal pode dar um grande passo rumo ao título mundial.

"Mick Fanning manteve-se no primeiro lugar durante a maior parte da temporada, mas tem sido um circuito tão competitivo que tudo pode mudar de etapa para etapa", diz Parkinson.

O líder vê a etapa de Peniche como uma das melhores do circuito. “No ano passado a etapa foi fenomenal. Tubos perfeitos com fundo de areia durante três dias seguidos. Fico entusiasmado só de pensar nisso e espero que estejam as mesmas condições este ano. Que venha Supertubos”, ressalta o surfista, quinto colocado em 2011 nessa etapa, que foi disputada em tempo recorde, com três dias de disputas fantásticas, em condições épicas de surf nas ondas de Supertubos.

O norte-americano Kelly Slater, 40, consagrado campeão mundial por 11 vezes e atual número dois do ranking, tem estado em forma fenomenal ultimamente, conseguindo vitórias consecutivas nas etapas da Califórnia e França.

Vice-campeão do evento português no ano passado, o emblemático natural-footer está muito motivado para regressar aos tubos de fundo de areia de Peniche, reconhecidos mundialmente. “Quando está rolando, Supertubos é uma das ondas mais divertidas do mundo” comenta Slater. “No ano passado a etapa teve três dias perfeitos de tubos e espero que consigamos ter condições similares este ano”, acrescenta.
O brasileiro de Guarujá, Adriano de Souza, o Mineirinho, 25, vencedor da etapa no ano passado, ocupa a sexta posição do ranking do WT, depois de cair uma posição após a derrota prematura no round dois na disputa francesa.

“Agora tenho de dar a volta por cima e me concentrar na etapa seguinte” fala Mineirinho. “Adoro ir para Portugal. As pessoas dão muito apoio e, para mim, parece uma segunda casa. Ganhar o ano passado, com aquelas condições, foi um momento incrível da minha carreira. Estou muito entusiasmado em voltar a Portugal”, destaca.

Já o jovem brasileiro de São Sebastião, Gabriel Medina, 18, acredita que a competição em Portugal pode assegurar sua posição entre os dez melhores surfistas do ranking World Tour e, quem sabe, melhorar ainda mais sua colocação a duas etapas para o fim do circuito.

"Meu objetivo é terminar o ano entre os cinco melhores surfistas do World Tour e aqui em Portugal eu tenho boas chances de fazer um resultado expressivo aqui em Portugal. Quero fazer um bom trabalho", revela Gabriel.

Este é o quarto ano seguido do Pro Portugal. Na galeria de campeões, além de Mineirinho, no ano passado, estão outros dois grandes destaques do Tour: Kelly Slater, em 2010, e Mick Fanning, em 2009.

Assista Ao Vivo.

0 comentários:

Postar um comentário