Gauchada toma conta de águas Mexicanas

(Por Verch)

Texto Thiago Raush


Não é de hoje que o Rio Grande do sul produz ótimos surfistas de ondas perfeitas e pesadas. Caras como Sandro Neto, Rodrigo Dornelles, Daison Pereira, Igor e Jairo Lumertz, Mauricio Nunes, Pedro Manga, Bento Cuervo, Cristiano Bins, os moleques atirados Peterson Marchese e Ipojucã Chaves, comprovam o que falo além de vários outros “gaudérios” e surfistas de alma que dão a volta no globo atrás de ondas de verdade. Não é à toa, quem vem do RS aprende a surfar em mares que exigem muito preparo físico, assim como a disposição, a coragem e tantas outras habilidades necessárias para surfar ondas de consequência.

Estou realizando meu sonho de passar uma temporada inteira numa onda de nível internacional. A pouco mais de um mês cheguei ao México, mais precisamente Puerto Escondido, Zicatella, uma das ondas mais poderosas do mundo.

A Pipeline mexicana, como os locais gostam de chamar, é uma onda incrível, quebra de 1 a 20 pés, como muitos dizem, nenhum swell é grande demais para Puerto, sempre tem uma condição por mais extrema que seja.  A praia é um abismo oceânico gigantesco que segue numa baia de quase 2 km de extensão terminando em La Punta, um point break de esquerda perfeito. As ondulações marcham até a praia com uma força absurda e quando chega à bancada amigo, reze para não tomar na cabeça e ser for dropar alguma, vá na certa e não erre. Caso contrário o caldo e o perrengue são típicos de ondas grandes mesmo, pois não existe canal aqui e a correnteza é bizarra, tem que gostar. Se pegar o tubo, ta no céu parceiro...

Foi uma satisfação enorme chegar aqui e ver que a gurizada dos pampas é muito bem representada e tem o respeito de todos. Para se ter uma ideia o Pedro Manga é chamado de “Maestro”, o Bento Cuervo além de dropar as bombas é quase um cidadão de Zicatella, Cristiano “Grão” Bins domina a onda e até convidado para o evento dos amigos do Coco Nogalles foi, e agora eles conhecem mais alguns guerreiros do sul do país.

Lógico que a “brasileirada” toda representa muito bem pude ver com meus próprios olhos performances de luxo de Fabio Gouveia, Eduardo Rato Fernandes, Diego Silva e mais uma leva de tube riders undergrounds de todo Brasil.

Entre a gauchada, quem mais representou até agora, que eu tive o prazer de ver, foram Igor Lumertz, Bento Cuervo, João Marcelo Exes, João Macedo, Miguel Vianna Zereu, os bodyboarders Angelo “boi” Muratore e Fabiano Raupp, eu, e os recém-chegados Pedro Manga e Peterson Marchese. Destaque também para meus amigos Cristian Saurer, de SC, e Silvia Nabuco, de SP, que também botaram pra baixo com atitude.

Fico mais dois meses no México, muita gente boa ainda irá passar por aqui, tubos serão percorridos, vacas tomadas e melhor de tudo, muitas história para contar!

ALOHA

0 comentários:

Postar um comentário