Entrevista com Victor Vasconcellos

(Por Jeremias)

Responsável por uma das mais tradicionais marcas do surf nacional - HOTSTICK, Victor Vasconcellos esbanja experiência e humildade na hora de produzir as suas naves. Com um grande conhecimento na sua área, o shaper já viajou para vários picos internacionais e surfou as ondas mais perfeitas do planeta, além de trabalhar com shapers renomados. Na entrevista abaixo, Victor conta um pouco da sua trajetória no mundo do surf e nos enriquece com seu conhecimento.


All Brother’s - Como o surf entrou na sua vida?

Victor - Eu sempre morei perto da praia. Quando era “guri”, meu pai me enchia de tralhas para brincar na areia e nessas tralhas tinha sempre uma “planonda” - prancha de isopor para surfar deitado. Assim, correr uma onda foi uma coisa natural. Também lembro que passou no cinema o filme Endless Summer, aí fiquei fascinado pelo esporte e não parei mais de surfar!

All Brother’s - Quando você se deu conta de que o trabalho de shaper seria sua profissão?

Victor - Quando comecei a pegar onda, quase não existiam materiais disponíveis para o surf. As pranchas estavam começando a diminuir de tamanho, passando dos Long Boards para as Mini Models. E diminuíam ainda mais. Com isso, eu gostava de desencapar os Long Boards e reshapear o bloco, diminuindo a prancha. Na realidade, isso era uma brincadeira com os materiais, mas eu fui gostando de shapear e comecei a fazer umas pranchas legais. Meus amigos começaram a pedir mais pranchas, fazendo com que eu adquirisse algum conhecimento de shaper. Depois disso, fui morar no sul do país e precisei fazer umas pranchas para ficar mais tempo pegando onda sem depender de “pai-trocínio”. Assim, não parei mais. A profissão entrou muito naturalmente na minha vida.

All Brother’s - Tendo viajado por diversos lugares do mundo, quais as ondas que lhe chamaram mais a atenção?

Victor - Posso dizer que já viajei para a maioria dos picos mais conhecidos do mundo.  Como sou goofy, Pipeline, Padang Padang e Grajagam foram as ondas que mais me emocionaram. Em Pipeline peguei poucas ondas, pois é quase impossível surfar lá. É muito impressionante o poder dessa onda e como os melhores surfistas conseguem dominá-la. Já Grajagam e Padang Padang foram os picos onde consegui surfar as melhores ondas da minha vida.

All Brother’s - Sabemos que você já passou um tempo aqui pelo Sul. Existe alguma história que lhe traz boas lembranças?

Victor - Tem uma história que é uma das coisas mais legais que já me aconteceu! Eu tinha acabado de chegar do Rio para continuar nosso trabalho na oficina no Sul. Logo que eu pisei em Imbituba - SC, o meu amigo Roberto Perdigão me pegou, colocou minhas malas e ferramentas no carro e disse: “vamos até a Praia do Porto que eu quero te mostrar uma coisa”. A Praia do Porto ainda era uma praia bem virgem, com algumas casas de pescadores apenas. Quando entrava vento sul, que lá é terral, as condições ficavam muito boas. Entramos numa estradinha de areia e barro pelo meio dos arbustos e, ao subir uma pequena duna, o Perdigão olha pra mim e diz: “Victor, olha pra isso!!!” Saí do carro e, quando olhei, não acreditei. Um vulto gigantesco na praia, um Navio encalhado! Era um cargueiro enorme, bem no line up. De repente, entra uma ondulação, bate no navio, vai para o lado, bate na ondulação que está vindo de fora e começa a levantar um pico perfeito para os dois lados, rodando um tubo com baforada... será que eu estava vendo um filme? Nossa, aquilo era inacreditável!!! O Navio havia feito um fundo perfeito na Praia do Porto! Muitas ondas perfeitas para os dois lados, eu nunca quis tanto um vento sul. 

All Brother’s - Qual o seu pico preferido no Sul?

Victor - Quanto ao pico preferido, eu acho a onda da Praia da Guarda muito perfeita e com bons tubos. Esse é meu pico preferido no Sul!

All Brother’s - Com mais de 30 anos de experiência na produção de pranchas, como você entende o retorno dos modelos mais antigos, como a Alaia e modelos Old School? 

Victor - Quanto ao modelo Alaia, eu acho curioso. Como era possível surfar com uma prancha tão fina e sem quilhas? É muito legal! Já os modelos Old School são um resgate das coisas boas das pranchas antigas, como remada, planeio e velocidade. Meu modelo REM-X é baseado nessa idéia. Acho que cada surfista tem uma característica diferente de surfar. As pranchas modernas são baseadas no surf dos profissionais, mas poucos surfistas têm a mesma técnica e habilidade, então essas pranchas muitas vezes não são boas para o surfista normal. Vejo muita gente usando pranchas totalmente inadequadas ao seu surf.

All Brother’s - O que você pensa sobre o surgimento de novas modalidades, como o SUP e o Kite Surf?

Victor - É muito bom ver um novo esporte aparecendo e crescendo. O SUP, assim como o Kite, me deixou fissurado para andar e, assim, poder desenvolver melhores modelos baseados na minha experiência com pranchas de surf. Isso foi bem compensador, pois tive um feedback muito bom, com muitos praticantes reconhecendo a melhoria das suas performances nas pranchas de Kite e de Stand Up. Não tem como um shaper que não pratica o esporte e não tem muita experiência fazer uma prancha top de linha. Mesmo problema com as pranchas importadas, que não tem um autor e desconhecem nossas condições. Quando o SUP surgiu, fiquei muito empolgado por ser um novo esporte e, principalmente, porque não existiam máquinas para fazê-los. Somente os verdadeiros shapers poderia fazer essas pranchas. No início foi bom, pois tínhamos um preço justo pelo nosso trabalho. Mas com o aparecimento da máquina, rapidamente muitas pessoas começaram a “usinar” as pranchas e colocar qualquer tipo de marca ou o próprio nome nas mesmas sem nunca ter entrado numa sala de shape ou ter remado em uma prancha. Incluo nessa lista as pranchas sem shapers feitas na China.

All Brother’s - Por fim, qual o segredo do sucesso da marca Hotstick?

Victor - Essa pergunta é mole! O segredo do sucesso da Hotstick é amar o que eu faço: “pranchas para correr as ondas”!!! No mais, quero mandar um abraço para a galera do RS! Sempre que posso, gosto de dar uma ida até aí para ver os amigos!
Keep Surfing!

Promoção: ALL BROTHER’S + HOTSTICK = SURF NO PÉ E NA ALMA

Para celebrar a parceria entre o blog All Brother’s Marketing In Surf e a marca Hotstick, lançamos a promoção: “ALL BROTHER’S + HOTSTICK = SURF NO PÉ E NA ALMA!”. Curta a entrevista com Victor Vasconcellos e mencione na sua encomenda o nome da promoção para ganhar 20% de desconto na sua prancha. Isso mesmo, 20% de desconto na sua Hotstick zerada. Para fazer sua encomenda, basta ligar 55 (021) 21353550/ 55 (021) 87870077 ou mandar um e-mail para hotstick2007@gmail.com. Aproveite, pois a promoção tem tempo limitado.

1 comentários: