CONTRADIÇÃO

Por Verch

Há muito tempo que escutamos que o cenário gaúcho do surf não é mais o mesmo, nos anos 80, 90 e início de 2000, a coisa era diferente, ocorriam circuitos gaúcho de surf, tanto amador como profissional, recebíamos etapas brasileiras em nosso estado, tínhamos atletas no WCT, tínhamos equipe gaúcha disputando o brasileiro por equipes, nos últimos anos perdemos tudo isso, alguém sabe porque disso?

Eis a pergunta que me faço, novos talentos se perderam, a falta de verba e investimento no surf foi decaindo, o nosso órgão principal perdeu prestígio diante de empresas, governo e principalmente atletas, tudo virou uma banalização e uma verdadeira zorra, abre-se o precedente para grandes marcas virarem as costas para o surf dentro do RS.

Um dos motivos mais citados em reuniões realizadas por surfistas, associações e órgãos que regem o surf no estado, ninguém quer investir um caminhão de dinheiro em um campeonato, se o retorno não vem, quem vai estar em pleno inverno na praia? Isso são colocações de quem vive o cotidiano na grande cidade, que não se envolve com o surf diretamente e não sabe que algo bem trabalhado e bem organizado gera retorno e atraí o público para beira da praia.

Exemplo maior a III etapa do ASTRI em Tramandaí no último final de semana, frio, sim muito frio, vento sul gelado, mas ai surge a contradição "PRAIA LOTADA"dois dias de público presente no evento, acompanhando de perto tudo que rolava junto ao pier, quem esteve lá sabe do que estou falando nas entrelinhas.

Ai eu torno a perguntar, seu empresário, lojista, representante, o que falta para expor a sua marca intitulada de marca de SURF, seja gaúcha, seja uma marca nacional ou seja uma marca gringa, temos que parar de coloca panos quentes e abrir os olhos, se fatura muito bem em cima do surf, as grandes lojas estão na capital e nas grandes cidades, mas acredito que 70% do público que se fez presente em Tramandaí é da capital e das grandes cidades, pois esse público, veste marcas da cabeça aos pés, no mínimo 50% desse público pega onda durante o ano todo e gostaria de ver mais eventos como esse no inverno, pois é nesta época que os verdadeiros alvos digamos assim, surfistas de verdade estão presentes no litoral e eles abocanham boa parte de seu faturamento.

Acordem para realidade, esta na hora de investir o ano todo, esta na hora de termos mais compromisso e organização com o surf aqui dentro do estado, nem coloco em pauta a atual situação da FGS, mas sim ressalto o trabalho das Associações que estão correndo por suas próprias pernas e realizando evento dentro do estado.

Deixo aqui a minha opinião, vamos acreditar mais no surf e investir, certamente a sua marca será vista sim e da melhor forma.

1 comentários:

  1. Muito bem colocado Verch. Mas na minha opinião as marcas realmente não investem porque não vêem retorno neste tipo de evento, e elas estão certas em fazer isso, a final, nenhuma empresa é obrigada a "doar" dinheiro para um esporte só porque se baseia em seus princípios para vender produtos. Este movimento deveria ser uma necessidade e não uma obrigação, como cansei de ver locutores falando em campeonatos de surf. O grande problema está na habilidade dos gestores em organizar eventos que sejam atrativos para o público e consequentemente para marcas. Sem falar na ética e seriedade de algumas entidades que todos nós sabemos que estão em baixa

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